sábado, 15 de maio de 2010

QUEM SOU COMO PROFESSOR E APRENDIZ


Como professor sei que é importante despertar a curiosidade do aluno e procuro fazer isso sempre ao trabalhar qualquer conteúdo, por meio de debates onde o aluno expõe ele percebe a necessidade daquilo que é estudado em sua vida, ou mesmo, em que momentos ele vivencia tal situação. Infelizmente esse trabalho nem sempre é fácil, devido ao número de alunos em sala e a grande quantidade de conteúdos a serem trabalhados.

Sei que cada aluno é um ser individual com sentimentos, desejos, sonhos, etc. Enfim o aluno é um ser humano em sua essência e portanto tento compreendê-lo como tal, ouvindo-o, respeitando suas idéias e a até mesmo aceitando suas sugestões em algumas aulas, infelizmente não é possível fazer isso sempre, pois em sua grande maioria os alunos escolhem somente as atividades mais recreativas e nossa meta curricular não nos permite isso.

Considero também de suma importância a relação aluno/aluno e aluno/professor, pois como somos todos seres humanos precisamos viver em harmonia e se nosso objetivo é um mundo melhor devemos ter a certeza de que não existe outra forma de conquistar isso a não ser pelas relações humanas. Isso fica bem claro em minhas aulas tanto em minha forma de tratar os alunos como na forma em que levo-os a refletir sobre sua ação com o colega.

É claro que ainda preciso melhorar muito a minha prática, a e para isso sempre procuro sugestões, troco experiências com meus colegas de trabalho e sempre invisto em minha formação continuada, prova disto é minha participação nesse curso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário